Spotters invadem pátio e pistas do Recife

No Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19/8, a Infraero deu a oportunidade a fotógrafos profissionais e amadores de registrarem pousos e decolagens direto das pistas do Aeroporto Internacional do Recife e da ALA-15, em parceria com as Forças Aéreas Brasileiras (FAB).

A terceira edição do Spotter Day no Guararapes reuniu mais de 50 entusiastas e amantes da fotografia e da aviação, selecionados para o acesso exclusivo ao terminal recifense, incluindo gente do interior pernambucano, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraíba, Rio de Janeiro, São Paulo.

O evento foi iniciado no auditório da Infraero, onde foram realizados os credenciamentos e entregues os kits com protetores auriculares, snacks da Azul Linhas Aéreas e mochila com camisa, boné e Tags de mala da Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur). Também foram sorteadas miniaturas de aeronaves pelo Rec ao Vivo e pelo funcionário da Azul, Rodrigo Beilner Garcia. Durante a abertura e boas-vindas, o superintendente do Aeroporto do Recife, Carlos Antônio da Silva realizou o briefing sobre a segurança operacional.

Depois de credenciados e bem informados sobre as operações aeroportuárias, os spotters adentraram o pátio e as pistas. Nem o céu recifense, que estava cinza e carregado num sábado de chuva, foi empecilho para os spotters que acompanharam mais de 80 pousos e decolagens, com direito ao Embraer Lineage e dois E-jets, em voo de delivery, em uma área totalmente restrita, liberada excepcionalmente para a ocasião, das 7h às 12h e das 13h30 às 17h. Nesse período, o Carro Contra Incêndio entrou em cena para realizar o batismo do pessoal e proporcionar um ângulo diferenciado para os registros.

Parceiro do evento da Infraero desde a primeira edição, o spotter Rafael Borba fez um depoimento sobre a ação.

“Gostaria de agradecer primeiramente à Infraero, pela parceria conosco para realização de mais uma edição do Spotter Day, parceria essa que teve origem aqui no Recife e foi difundida em toda a Rede Infraero no Brasil, com sucesso! Além disso, também agradeço aos participantes que colaboraram para que tudo ocorresse da melhor forma possível, tornando esse como mais um super dia para ser lembrado por todos”, afirmou.

Solidariedade

Neste ano, o evento ganhou cunho solidário e os participantes doaram fraldas geriátricas que serão entregues no Abrigo Cristo Redentor, localizado em Jaboatão dos Guararapes, em Pernambuco, para ajudar vários idosos.